top of page

   “A inclusão (...) é ser respeitado nas suas diferenças

e não ter de submeter a uma cultura, a uma forma

de aprender, a uma língua que não é a sua.”

Gárdia Vargas

 

 

 Prezados servidores Docentes e Técnicos administrativos. 

 

Informamos que:

 

A lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000 garante acessibilidade aos surdos no que se refere aos meios essenciais de participação social e da qual nos pode beneficiar. O Artigo 17 desta lei explica que o Poder Público deverá promover a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecer mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação para garantir o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer.

 

Nesse sentido, o NAPNEE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educativas e Especiais) tem como um de seus objetivos ampliar a comunicação entre ouvintes e surdos, favorecendo o processo de inclusão educacional dentro do IFBA.

Dessa forma, gostaria de informar aos servidores, sobretudo aos que estão mais  próximos dos nossos alunos surdos, que  o NAPNEE está desenvolvendo uma  oficina de acessibilidade que permite  aprendizagens de comunicação com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É um projeto do PINA em que um aluno surdo, bolsista, está aplicando a oficina em LIBRAS, ensinando sinais básicos de comunicação. Para isso ele conta com a colaboração do intérprete de LIBRAS  Robert Wagner. Vale ressaltar que a referida oficina acontece todas as terças – feiras na sala 10 do bloco B, das 14 às 16 horas, entre setembro a novembro deste ano.

 

Acreditamos que essa oficina proporcionará uma significativa inclusão dos educandos surdos matriculados neste Instituto, ampliando a comunicação de ouvintes com surdos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    & amp; nbsp;                                                                                                                                                             </ div>

Grata pela atenção e estamos à disposição para esclarecimentos.

 

Cordialmente,

 

Anely S. Oliveira

COTEP / NAPNEE

Coordenadora do Projeto PINA - Oficina de acessibilidade: conhecendo a Língua Brasileira de Sinais

 

 

 

Anely S. Oliveira

Pedagoga - IFBA  Campus Vitória da ConquistaCOTEP - Coordenação Técnico PedagógicaFone: (77) 3426-3355 - Ramal: 2557

NAPNEE

bottom of page